É de conhecimento geral que a energia elétrica vem sendo encarecida de diversas formas nos últimos anos: o uso recorrente das Bandeiras Vermelhas, o aumento do custo da Bandeira Vermelha patamar 2 e até a criação da Bandeira Escassez Hídrica geraram um aumento significativo no custo da eletricidade.
Por causa desse encarecimento da energia vinda das hidrelétricas, formas alternativas de geração de energia ficam muito mais atrativas – afinal, quem não quer um desconto na conta de luz -, sendo impossível falar sobre formas alternativas de geração de energia sem falar sobre a energia fotovoltaica.
Então, podemos dizer que o mercado de energia fotovoltaica vai crescer neste ano? Sim. Confira o texto para saber tudo sobre as perspectivas para a energia solar em 2022!
Expansão do mercado
O mercado da geração de energia fotovoltaica vem com um crescimento constante desde que a tecnologia dos painéis solares chegou ao Brasil. Nesse contexto, o ano de 2021 foi extremamente favorável para o setor: houve aumentos significativos na quantidade de projetos e potência instalada, passando de 8,7 GW em 2020 para 18 GW em 2021. Além disso, o país possui um aumento médio de 230% a cada ano na geração de energia através dos painéis solares.
Tendo como inspiração a China e a Alemanha, que passaram a investir grandes capitais em parques solares, investidores brasileiros também fizeram o mesmo, o que prevê um crescimento grande da energia fotovoltaica em 2022, não só no Brasil, como no mundo.
Mesmo com todas as dificuldades enfrentadas por todos os setores da economia em 2020 e 2021, o mercado de energia fotovoltaica manteve um crescimento elevado, então é previsto que a energia solar tenha um crescimento ainda maior, já que estamos passando por uma retomada econômica.
Motivos para o crescimento
A primeira explicação para esse crescimento constante é a necessidade de expandir a matriz elétrica do país. Durante 2020 e 2021, vimos um agravamento da crise hídrica, o que levou ao aumento do custo da eletricidade – já que mais de 60% de toda a energia elétrica consumida no Brasil é de origem hidrelétrica.
A partir disso, fica claro que buscar diversificar as fontes de energia é essencial tanto para o país quanto para nós, os consumidores, e a energia fotovoltaica se mostra como uma ótima candidata, já que seu funcionamento depende de apenas uma condição: a incidência solar. Como a maior parte do país está na zona intertropical, a incidência solar durante o ano todo é elevada, então podemos instalar parques solares praticamente em qualquer lugar.
Ainda no tópico de encarecimento da energia elétrica, as indústrias mais relevantes do país, como o setor agropecuário e as mineradoras, dependem muito da eletricidade e, com esse aumento no preço, seu custo de operação torna-se muito elevado. Tendo isso em vista, grandes empresas, especialmente do setor agropecuário, vêm investindo em parques solares para gerar a própria energia, diminuindo o custo de operação e maximizando os lucros.
Por fim, o preço de painéis fotovoltaicos e dos equipamentos necessários para a implementação de uma usina solar têm diminuído gradativa e drasticamente nos últimos anos, facilitando o acesso ao mercado de energia fotovoltaica.
Projeções e perspectivas
Como já foi dito, é esperado que o crescimento do mercado fotovoltaico aumente ainda mais que nos anos anteriores, trazendo consigo grandes oportunidades para a criação de parques solares independentes.
Com esse aumento, também é previsto que a legislação que regula a criação desse tipo de indústria mude, de forma a facilitar a entrada de novos produtores de energia elétrica fotovoltaica.
Então, o que está esperando? Agora é um ótimo momento para começar projetos de parques solares ou instalar painéis em sua residência, o mercado está em grande ascensão e tudo indica que ela continuará cada vez mais veloz! Se quiser saber mais sobre como painéis solares podem ser a solução para altas contas de luz, clique aqui!
Se esse texto ajudou a entender melhor as perspectivas para o mercado fotovoltaico, siga-nos nas redes sociais para sempre ter acesso às novidades no setor!